Avenida Rodrigues Alves

Avenida Rodrigues Alves

A Avenida Rodrigues Alves é uma avenida que margeia o bairro do Santo Cristo, situado na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente com cerca de 1,6 km de extensão, margeia uma sequência de armazéns do Cais da Gamboa, que começa na altura da Rodoviária Novo Rio e termina em um dos acessos ao Túnel Prefeito Marcello Alencar.

A avenida foi construída em virtude das obras de construção do Cais da Gamboa, tendo sido projetada para atender ao movimento de veículos de carga que entravam e saíam do cais. Atualmente, sua principal função é escoar o tráfego proveniente da Avenida Brasil e da Ponte Rio–Niterói até o Túnel Prefeito Marcello Alencar e vice-versa.

A avenida recebeu esse nome por homenagear Francisco de Paula Rodrigues Alves, que foi um advogado paulista. Rodrigues Alves foi Presidente do Brasil entre 1902 e 1906 e governou o Estado de São Paulo em três momentos.

Avenida Rodrigues Alves

História da Avenida Rodrigues Alves

Inauguração
A avenida, junto com o Cais da Gamboa, foi inaugurada em 1910, durante a gestão do Presidente Nilo Peçanha. Margeando os armazéns do cais, a avenida tinha a função original de atender ao tráfego de veículos de carga que serviam ao porto.

Elevado da Perimetral

Trecho do Elevado da Perimetral sendo demolido sobre a avenida, em 2014.
Em junho de 1978, o presidente Ernesto Geisel inaugurou o trecho final do Elevado da Perimetral, uma via que ligava as imediações do Aeroporto Santos Dumont e a área da Praça XV ao Caju e, dali, às saídas do Rio em direção à São Paulo, à Região Serrana e ao Norte Fluminense. O trecho inaugurado situava-se sobre a avenida, contribuindo para a decadência das imediações.

Pouco tempo após assumir o cargo de prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes planejara, em 2010, demolir parte do Elevado da Perimetral, substituindo-o por um mergulhão, como parte das obras do Porto Maravilha. Todavia, no dia 24 de novembro de 2011, o prefeito anunciou que o elevado seria demolido em sua totalidade e não apenas um trecho. Também foi anunciado a construção de um túnel que iria substituir a Perimetral em conjunto com a avenida.

No dia 2 de novembro de 2013, o trecho do Elevado da Perimetral que passava sobre a avenida foi definitivamente fechado para o início de sua demolição. Em 24 de novembro de 2013, um trecho de 1.050 metros do elevado foi implodido, com a utilização de 1.200 kg de explosivos e de 215.340 m² de uma tela de proteção. A fim de absorver o impacto da queda da estrutura, a prefeitura colocou 2.500 “colchões” de pneus e areia sobre avenida. O restante do trecho sobre a avenida foi demolido em 2014, porém sem a utilização de explosivos. Nos trechos fechados da avenida, foram feitas obras de saneamento e de drenagem, além de implantação de redes de água, gás natural, energia e telecomunicações e iluminação pública.

Orla Conde

No dia 7 de maio de 2016, um antigo trecho da avenida, entre os armazéns 1 e 6 do Cais da Gambia, foi incorporado à Orla Conde. O espaço, que possui 1 km de extensão e 57 mil m², tornou-se um parque arborizado, propiciando o uso do local para convivência, esporte, lazer e cultura pela população e pelos turistas. Em parte do passeio, há uma via de passagem por onde circula as composições do VLT Carioca.

Dois meses depois, um outro antigo trecho antes pertencente à avenida, com 21.861 m² de área e 416 metros de extensão, passou a ser parte da Orla Conde. A Praça Muhammad Ali, situada entre os armazéns 6 de 8 do Cais da Gamboa, foi inaugurada no dia 17 de julho de 2016 em solenidade que contou com a presença do prefeito Eduardo Paes.

Reabertura
A avenida foi sendo reaberta para tráfego conforme as galerias do Túnel Prefeito Marcello Alencar, Mar e Continente, eram abertas. A pista da avenida no sentido Zona Sul foi inaugurado em 17 de junho de 2016, enquanto que a pista no sentido Caju foi aberto no dia 21 de julho de 2016.

Trânsito na Avenida Rodrigues Alves

Veja o trânsito agora na Avenida Rodrigues Alves

Mapa da Avenida Rodrigues Alves









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp