Avenida Francisco Bicalho

Avenida Francisco Bicalho

A Avenida Francisco Bicalho é uma avenida que margeia os bairros do Santo Cristo e de São Cristóvão, situados na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Com cerca de 1,2 km de extensão, margeia, dos dois lados, o Canal do Mangue. Estende-se desde o fim da Avenida Presidente Vargas até a altura da Rodoviária Novo Rio.

Sua função é escoar o tráfego proveniente do Centro, da Grande Tijuca e da Zona Sul em direção à Zona Norte, à Zona Oeste e aos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Por esse motivo, é uma avenida multifuncional e uma das mais utilizadas da cidade.

Em 2009, o Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro teve sua sede transferida da Avenida Mem de Sá, na Lapa, para a Avenida Francisco Bicalho. A nova sede funciona em um prédio com quatro andares e 150 salas. Há uma sala especial onde ocorre reconhecimento de corpos pelas famílias.

A avenida recebeu esse nome por homenagear Francisco de Paula Bicalho, que foi um engenheiro mineiro. Formado pela Escola Central do Rio de Janeiro, atuou na Comissão de Obras de Melhoramentos do Porto, desempenhando um importante papel na reforma urbana da cidade, implementada na administração de Pereira Passos.

Avenida Francisco Bicalho

Características da Avenida Francisco Bicalho

A avenida estende-se por cerca de 1,2 km, entre a Avenida Presidente Vargas e a Avenida Rodrigues Alves. É caracteriza como uma avenida, dada sua relevância para o trânsito local e visto que permite uma grande circulação de veículos. A avenida tem por função escoar o tráfego proveniente da Avenida Brasil, da Ponte Rio–Niterói e da Avenida Rodrigues Alves até a Avenida Presidente Vargas, a Linha Vermelha, a Radial Oeste e a Avenida Paulo de Frontin e vice-versa, sendo portanto uma importante artéria de trânsito do Grande Rio.

A avenida possui seis faixas no sentido Centro e outras seis no sentido Caju, destinadas ao tráfego de veículos. Futuramente, serão construídas na avenida algumas faixas destinadas ao tráfego de ônibus articulados que atenderão ao TransBrasil, um sistema de Bus Rapid Transit (BRT) atualmente em implantação.

Pontos de interesse da Avenida Francisco Bicalho

Os seguintes pontos de interesse situam-se na Avenida Francisco Bicalho:

  • Rodoviária Novo Rio
  • Gasômetro de São Cristóvão (desativado)
  • Quadra da Unidos da Tijuca
  • Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto
  • Estação de Cargas de Praia Formosa (desativada)
  • Viaduto Engenheiro Paulo de Souza Reis
  • Estação Leopoldina (desativada)
  • Fábrica de Aduelas para a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro
  • Oficina de São Diogo

 

Trânsito na Avenida Francisco Bicalho

Veja o trânsito agora na Avenida Francisco Bicalho

Mapa da Avenida Francisco Bicalho









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp