Avenida Sapopemba

Avenida Sapopemba

A Avenida Sapopemba é uma avenida da zona Leste da cidade de São Paulo, Brasil.

Sua origem remonta ao início do século XIX, quando era chamada de Estrada de Sapopemba, e ligava a zona rural ao centro da cidade de São Paulo. Em 3 de junho de 1954 o prefeito Jânio Quadros sancionou a Lei 4.484 que alterava o nome de “estrada” para “Avenida Sapopemba”, após algumas tentativas fracassadas de alterar o nome anos antes.

Inicia no acesso à avenida Salim Farah Maluf, no distrito da Água Rasa e termina no Largo de Santa Luzia, próximo ao centro do município de Ribeirão Pires, à leste da Grande São Paulo. A partir da limítrofe entre Mauá e o município de São Paulo, esta via passa ser denominada como “Ramal Sapopemba”, trecho sob jurisdição do DER (Departamento de Estradas de Rodagem)

Com 45 quilômetros de extensão, é considerada a maior avenida de São Paulo (a maior do Brasil é a Avenida Brasil no Rio de Janeiro, com 58 km de extensão)[carece de fontes]. Possui 1.786 postes e nela operam quarenta linhas de ônibus diferentes (entre municipais de São Paulo, municipais de Mauá e Ribeirão Pires).

Numeração: Lado par, até o número 75 008; lado ímpar, até o número 75 007.

Avenida Sapopemba

Trânsito na Avenida Sapopemba

Veja o trânsito agora na Avenida Sapopemba

Mapa da Avenida Sapopemba









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp