Avenida São Miguel

Avenida São Miguel

Importante ligação entre o bairro da Penha de França e São Miguel Paulista, a avenida São Miguel tem início a partir de um trecho da avenida Amador Bueno da Veiga, importante avenida da zona leste de São Paulo.

Ambas são vias muito antigas da cidade de São Paulo, sendo que a avenida Amador Bueno da Veiga foi um dos primeiros caminhos entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Avenida São Miguel

História da Avenida São Miguel

Teve, como núcleo inicial, a chamada Capela dos Índios, uma igreja construída no século XVI para o aldeamento de indígenas da região. A capela está localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, também conhecida como Praça do Forró. Ela é a única construção na cidade de São Paulo que, depois da reforma que sofreu no século XVII, conserva-se totalmente original, com paredes em taipa de pilão.

Foi, durante muitos anos, chamado “distrito da Penha de França”, ganhando autonomia administrativa no fim do período imperial. Fez parte da constituição do bairro, a existência da estrada que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo e que passava por dentro da antiga Aldeia de São Miguel. Hoje, a estrada transformou-se nas Avenidas Marechal Tito e São Miguel.

Trânsito na Avenida São Miguel

Veja o trânsito agora na Avenida São Miguel

Mapa da Avenida São Miguel









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp