A Avenida Santo Amaro é uma via arterial da cidade de São Paulo, no Brasil, que liga o distrito de Itaim Bibi ao distrito de Santo Amaro, a mais importante ligação do centro com a zona sul. Inicialmente uma estrada que fazia a ligação entre São Paulo e o hoje extinto município de Santo Amaro, hoje constitui uma importante via que delimita bairros da zona sul da capital paulista.
História Avenida Santo Amaro
Até meados do século XX a avenida não costumava ter congestionamentos, mas o esse panorama mudou com o crescimento do número de linhas de ônibus, que chegava a quatrocentos por hora em 1986, quando a avenida não comportava mais do que 250 por hora. Com isso, ônibus formavam enormes filas próximo aos pontos, parando em filas duplas e até triplas, o que era agravado pelo fato de apenas 10% dos passageiros que saíam da zona sul seguirem até o fim do trajeto.
Para contornar esse problema foi construído um corredor de ônibus nas faixas centrais. A avenida, que tinha três faixas de rolamento em cada sentido, passou a ter duas para carros e uma para ônibus em cada pista, sendo esta última separada das demais por pequenos muros de concreto e gradis As obras começaram em agosto de 1985, no Largo Treze de Maio, em Santo Amaro, e foram seguindo no sentido centro.”Trata-se de uma das mais importantes interferências no sistema de transporte coletivo que a cidade sofreu nos últimos tempos”, disse, à revista Veja em São Paulo, o então presidente da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, Jair Carvalho Monteiro, em 1986.
Junto com o corredor, foram construídos terminais de ônibus no Largo Treze e na Avenida João Dias, que passaram a receber linhas que saíam de bairros da zona sul mais afastados, na época já com integração para que se usasse o mesmo bilhete nas viagens em mais de uma linha com baldeação nos terminais.
Apesar de cortar regiões extremamente valorizadas da cidade de São Paulo, a partir da inauguração do corredor de ônibus, em 1987, a avenida passou a enfrentar um processo de degradação, com uma grande quantidade de imóveis antigos sendo abandonados ou deteriorados. Esses imóveis tinham sido elementos de contraste urbano e arquitetônico para bairros como Vila Nova Conceição e Moema, pertencentes à Zona A do CRECI. Porém, desde 2006 esse contraste arquitetônico está sendo diminuído por meio de agressões e demolições ao patrimônio histórico e construção massiva de imóveis modernos, feitas de forma massiva por grandes construtoras. Esses imóveis antigos deteriorados poderiam ser restaurados e recuperados, mantendo suas condições, fachada e materiais de construção originais, com exceção da rede hidráulica e fiação elétrica, utilizando uma técnica de construção civil chamada retrofit, em vez de ser destruídos e substituídos por imóveis modernos sem características arquitetônicas que tenham a ver com a essência histórica.
A avenida é atendida pela linha 5-Lilás. As estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin foram inauguradas em 6 de setembro de 2017. Já a estação Campo Belo, onde haverá uma integração com a linha 17-Ouro, tem previsão de inauguração em 2018
Trânsito na Avenida Santo Amaro
Veja o trânsito agora na Avenida Santo Amaro
Câmeras na Avenida Santo Amaro
Veja aqui imagens em tempo real das Câmeras Online na Avenida Santo Amaro