A Avenida Francisco Glicério (antiga Rua do Rosário) é uma das grandes avenidas de Campinas, com 2,35 km de extensão. Localiza-se no Centro da cidade, sendo considerada a principal avenida da cidade.
Começa na rua da Abolição, no bairro Ponte Preta, terminando na avenida Barão de Itapura, no bairro Guanabara, apesar de o trânsito fluir no sentido oposto.Apesar de a avenida ser larga, são frequentes as lentidões ao longo do dia em certos trechos.
Possui em suas proximidades grande parte dos prédios comerciais e das lojas do centro de Campinas.
História da Avenida Francisco Glicério
Tradicionalmente, ao longo do século XIX e na parte inicial do século XX, a via mais importante do núcleo urbano de Campinas foi a rua Barão de Jaguara. Na década de 1950, o Plano de Melhoramentos Urbanos estabeleceu que a então rua Francisco Glicério passasse a ser denominada avenida, com o alargamento para 22 metros, o que demandou numerosas desapropriações e demolições em seu lado ímpar, dentre elas a da antiga Igreja do Rosário em 1956.
O nome da avenida é uma homenagem a Francisco Glicério de Cerqueira Leite (1846-1916), um político campineiro conhecido por suas ideias republicanas e que recebeu a homenagem com o nome da via ainda em vida.
Trânsito na Avenida Francisco Glicério
Veja o trânsito agora na Avenida Francisco Glicério