Avenida Brasil (Cascavel)

Avenida Brasil (Cascavel)

A Avenida Brasil é a principal via da cidade paranaense de Cascavel. Com largura de 70 metros e 12 quilômetros de comprimento, conta com duas faixas de rolamento e um canteiro central em toda a sua extensão, no qual encontra-se uma ciclovia, passeio, ajardinamento, parques infantis, espaços esportivos e academias ao ar livre.

A Avenida Brasil é uma via com 70 metros de largura e 12 quilômetros de extensão, com duas faixas de rolamento em asfalto, separadas por um canteiro central, no qual encontram-se artes de paisagismo, calçadas, ciclovias, parques, praças, academias ao ar livre e algumas áreas de estacionamento.

Corta a cidade no sentido leste-oeste. Seguindo seu traçado, ruas paralelas e perdendiculares foram projetadas.

Avenida Brasil (Cascavel)

História da Avenida Brasil Cascavel

O município de Cascavel nasceu num grande entroncamento de vias. A principal delas é a rodovia federal BR-277, à margem da qual a cidade teve uma rápida expansão.

Na década de 1960, com o asfaltamento da então denominada “grande estrada” – que liga o litoral paranaense a Foz do Iguaçu – optou-se por construir um desvio do trecho que passava pela área central de Cascavel. O traçado remanescente deu origem à Avenida Brasil e à Avenida Tancredo Neves. Seu início ocorre no Bairro Cataratas, no entroncamento das rodovias BR-277, BR-467 e BR-369, atravessando a cidade de leste à oeste.

Foi concebida com as características urbanísticas de Brasília, com seus eixos monumentais, e a valorização do automóvel. Os canteiros centrais foram originalmente destinados a estacionamentos, intercalados com paisagismo de vegetação nativa. Além disso, têm largas calçadas, planejadas para suportar o crescimento populacional por décadas.

Desta forma, os veículos pesados não eram obrigados a trafegar pela área urbana, o que possibilitou um processo de adensamento ao seu redor, tornando-a espinha dorsal da cidade.

No início da década de 1990, ocorreu a primeira grande intervenção, com o estreitamento das faixas de rolamento e ampliação das calçadas, o que durou pouco tempo, por afogar o trânsito. Assim, em 2016 deu-se a segunda reforma, denominada Plano de Desenvolvimento Integrado, que devolveu à via seu traçado reto original, porém prestigiando o transporte coletivo, as ciclovias, o ajardinamento e os espaços de lazer, como parques infantis e academias ao ar livre.

Trânsito na Avenida Brasil Cascavel

Veja o trânsito agora na Avenida Brasil Cascavel

Mapa da Avenida Brasil Cascavel









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp