Avenida Barbacena – Belo Horizonte

Avenida Barbacena

A Avenida Barbacena é uma avenida do centro de Belo Horizonte, que adentra nos bairros Barro Preto e Santo Agostinho. Costuma chamar atenção durante o final de ano, quando dezenas de árvores mais próximas à sede da CEMIG e o próprio prédio granham luzinhas natalinas e outros enfeites que mudam a cada ano.

É cortada pela Avenida Amazonas, com extremidades na Avenida do Contorno e na Praça da Assembléia

Avenida Barbacena

História da Avenida Barbacena

O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM) irá tombar todo o entorno da avenida Barbacena, que corta os bairros Barro Preto e Santo Agostinho, na região Centro-Sul da capital. A medida irá permitir a preservação de memórias e de casarões.

A avenida Barbacena é famosa pela charmosa arborização dos seus canteiros centrais. Em seu entorno estão importantes prédios como o quartel do 12º Batalhão de Infantaria do Exército, a maternidade Odete Valadares e os colégios Marconi, Pio XII e também o Santo Agostinho.

A área a ser preservada abrange 68 quarteirões entre as avenidas Augusto de Lima, Contorno, Amazonas e ruas próximas e inclui imóveis residenciais e os chamados “grandes equipamentos” como prédios de escolas e hospitais.

Trânsito na Avenida Barbacena

Veja o trânsito agora na Avenida Barbacena

Mapa da Avenida Barbacena









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp