Avenida Tiradentes

Avenida Tiradentes

A Avenida Tiradentes é uma das principais artérias do trânsito de São Paulo. Inicia-se na Estação da Luz e termina na Marginal Tietê, em continuidade ao eixo criado pela Avenida Prestes Maia.

Faz parte do corredor de ligação norte-sul da cidade, em conjunto com as avenidas 23 de Maio e Santos Dumont.

Avenida Tiradentes

História Avenida Tiradentes

Sua construção se deu no mandato de Antonio da Silva Prado, primeiro prefeito paulistano. Em sua extensão, além da Estação da Luz, localizam-se a Pinacoteca do Estado, o Parque da Luz, a Praça Coronel Fernando Prestes, o Museu de Arte Sacra de São Paulo contíguo ao Mosteiro da Luz (no qual residem as Irmãs da Ordem da Imaculada Conceição, as Concepcionistas), o Arco Remanescente do Presídio Tiradentes (onde muitos foram presos, incluindo Dilma Roussef e Monteiro Lobato) e o 1°BPChoq da Polícia Militar, a ROTA (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar). Também nela está a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), figurando neste panteão de grandes instituições. Neste mesmo local, funcionou por mais de 60 anos a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que foi finalmente transferida deste local para o bairro do Butantã em 1973, dando lugar a atual FATEC. Mas seu caminho já existia e era chamado antes de 1916 de “estrada real de Guarepe”, ou “Guaré”, nome de um pequeno rio que corria na região.

Cultura Popular Avenida Tiradentes

Até 1990, os desfiles de carnaval das principais escolas de samba da capital paulistana eram realizados na Avenida Tiradentes. Depois de luta, em 1991, na gestão da secretária de Cultura Marilena Chauí, as escolas de samba de São Paulo conseguem uma “casa própria”, no Parque Anhembi, às margens do Rio Tietê. Desde então o sambódromo do Anhembi, virou o palco principal do certame carnavalesco.

Trânsito Avenida Tiradentes

Veja o trânsito agora na Avenida Tiradentes

Mapa da Avenida Tiradentes









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp