Avenida Sumaré

Avenida Sumaré

A Avenida Sumaré é uma importante avenida da zona oeste de São Paulo. Corta o bairro de Perdizes, atualmente estende-se sobre o córrego Sumaré já canalizado em direção a Avenida Antártica. Embaixo do viaduto da Avenida Dr. Arnaldo foi construída a estação de metrô de mesmo nome.

Devido a sua localização é possível acessar com certa facilidade diversos pontos referenciais ao arredor como a Sociedade Esportiva Palmeiras, a arena Allianz Parque, as escolas de samba Tom Maior e Camisa Verde e Branco, a universidade PUC-SP, o Parque da Água Branca, a rodoviária da Barra Funda, os estúdios da MTV, Record e ESPN Brasil, o Museu das Invenções e os shoppings centers West Plaza e Bourbon.

É considerada uma avenida radial pela prefeitura, por cortar em forma longitudinal um bairro e construída num fundo de vale de um córrego canalizado na década de sessenta.

Avenida Sumaré

Faixa exclusiva para veículos ciclomotores na Avenida Sumaré

A partir do segundo semestre de 2006, a avenida foi utilizada para o projeto piloto de uma faixa exclusiva para motocicletas. Para isso, suas três faixas foram estreitadas e a velocidade máxima na via caiu para 60 km/h. O projeto foi considerado polêmico, pois ao mesmo tempo em que garantia maior segurança aos motociclistas, diminuiria a fluidez do trânsito na região. Além disso, o fato da faixa de motos não poder ser ultrapassada por automóveis, mas as faixas de automóveis podem ser utilizadas livremente pelas motocicletas foi alvo de protestos e ação por parte da polpulação local, em resposta a Prefeitura desativou provisóriamente as pistas exclusivas das motos.

Sistema de transporte urbanona Avenida Sumaré

Em novembro de 2013, as faixas para veículos de passeio foram novamente alargadas e a Avenida se integrou ao padrão da metrópole paulistana recebendo uma faixa exclusiva para o transporte público. Além de facilitar a circulação urbana pela região oeste da cidade de São Paulo, permite uma boa integração entre bairros como Pinheiros, Água Branca e Lapa. Sem, contudo, realizar uma verdadeira integração com a estação Sumaré do sistema metroviário, que se encontra sob o viaduto da Avenida Doutor Arnaldo, ambos sobre a Avenida Sumaré.

Atualmente a circulação urbana local é feita por calçadas largas situadas nas margens externas da avenida (sobre a qual motoristas frequentemente estacionam irregularmente seus veículos), calçadas estreitas beirando o canteiro central, faixa exclusiva de ônibus na faixa da direita, duas faixas de veículos de passeio e uma antiga ciclo pista no canteiro central, que atualmente tem efetivo uso misto para corrida, ciclismo e afins. A velocidade máxima permitida na avenida varia entre 40 km/h, próximo ao novo Hospital privado, até o predominante 60 km/h.

Trânsito na Avenida Sumaré

Veja o trânsito agora na Avenida Sumaré

Mapa da Avenida Sumaré









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp