Avenida Rio Branco

Avenida Rio Branco

A Avenida Rio Branco, antiga Avenida Central, é o logradouro que cruza o centro da cidade do Rio de Janeiro, sendo a principal marca da reforma urbana realizada pelo prefeito Pereira Passos no início do século XX.

É uma das principais vias públicas da cidade, sendo palco de muitos acontecimentos importantes.

Em 2016, um trecho de 600 metros da avenida foi fechado definitivamente ao trânsito de veículos, sendo feito no local o Boulevard Luiz Severiano Ribeiro. O passeio conta com 35 árvores, 1.620 m² em canteiros verdes, bicicletários, 70 bancos e iluminação renovada.

Avenida Rio Branco

História da Avenida Rio Branco

O Rio de Janeiro dos primeiros anos da República ainda conservava grande parte da sua malha urbana colonial, que a esta altura parecia ultrapassada e anacrônica tanto em termos arquitetônicos quanto urbanísticos. Além disso, o velho centro colonial da cidade era superpovoado e propenso a doenças, como a febre amarela e a varíola. Nesse contexto se encaixa a abertura da avenida Central, parte de um grande programa de modernização do Rio de Janeiro seguindo cânones europeus urbanísticos e sanitários.

O responsável pelas reformas foi o engenheiro Francisco Pereira Passos, designado prefeito do Distrito Federal pelo presidente Rodrigues Alves em 1902. As obras iniciaram-se em março de 1904 com a demolição de 641 casas, desalojando quase 3.900 pessoas. Após seis meses de trabalho estava aberta de ponta a ponta.

Ao mesmo tempo, abriu-se a avenida do Mangue, arrasou-se o Morro do Senado, alargaram-se ruas do Centro, urbanizou-se parte da orla da Baía de Guanabara e iniciou-se a urbanização de Copacabana, entre outras reformas. Ao final do governo de Pereira Passos, em 1906, a cidade já tinha cara nova.

Em 21 de fevereiro de 1912, o nome da avenida foi mudado para avenida Rio Branco, em homenagem ao Barão do Rio Branco, diplomata brasileiro responsável por tratados que garantiram as fronteiras brasileiras que tinha morrido em 11 de fevereiro.

A partir dos anos 1940, com o avanço da arquitetura do concreto armado, a avenida começou a descaracterizar-se arquitetonicamente, a tal ponto que, hoje em dia, apenas um punhado dos edifícios originais estão preservados.

A avenida Rio Branco é ainda uma das artérias mais importantes da cidade, na qual se encontram alguns dos principais escritórios e bancos do Rio de Janeiro. Atualmente, por toda a sua extensão, andam mais de 500.000 pessoas ao dia advindas de todas as partes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Trânsito na Avenida Rio Branco

Veja o trânsito agora na Avenida Rio Branco

Mapa da Avenida Rio Branco









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp