Avenida Professor Luis Inácio de Anhaia Melo

Avenida Professor Luis Inácio de Anhaia Melo

A avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo é uma importante via arterial da cidade de São Paulo.

Com cerca de dez quilômetros de extensão, corta e faz a ligação dos distritos de São Lucas, Vila Prudente e Sapopemba, além de dar acesso ao distrito do Ipiranga.

É uma avenida comercial, com várias agências de automóveis por toda sua extensão.

Em suas margens estão situados diversos bairros dos distritos por qual a via passa, sendo alguns destes de classe média baixa nas proximidades de Sapopemba e bairros de classe média e média alta como o São Lucas e alta (Jardim Avelino, bairro nobre da região) nas proximidades de Vila Prudente, ainda nessa região se encontra a Favela de Vila Prudente, que devido à construção do VLP Expresso Tiradentes, será urbanizada.

Atualmente passa por um grande processo de obras, devido à construção da Linha 15 – Prata do Metrô de São Paulo, para implantar um Sistema de Monotrilho, além da integração deste com o metrô e o VLP Expresso Tiradentes. O Monotrilho contará com diversas estações ao longo da via, além de fazer a ligação da Vila Prudente com o distrito de Cidade Tiradentes, no subúrbio leste da cidade.

Avenida Professor Luis Inácio de Anhaia Melo

História da Avenida Professor Luis Inácio de Anhaia Melo

A avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo foi aberta em 1975, durante a gestão municipal de Miguel Colasuonno, logo após a criação da Administração Regional da Vila Prudente (ARVP). Seu nome é uma homenagem ao professor e ex-prefeito de São Paulo Luís Inácio de Anhaia Melo (1891-1974)

A história da avenida começou a partir de um empresário que se estabeleceu no bairro em 1970, João Wacovicz, que, junto com um sócio montou uma loja na avenida. Walcovicz começou como funileiro numa oficina de mecânica, funilaria e pintura, onde aprendeu praticamente tudo sobre todas as áreas relacionadas a veículos, dos pneus a lataria, do motor a área interna. Sempre perfeccionista e determinado, adquiriu bastante conhecimento e experiência para trabalhar com vendas. Começou então, a comprar alguns carros velhos, recuperava-os e vendia-os, tirando desta transação, o seu lucro, para continuar tocando seu negócio. A avenida foi construída em cima do Córrego da Mooca, que corta a Vila Prudente ao meio e ainda faz parte do minianel viário.

Atualmente tem uma extensão de quase 11 quilômetros e suporta um tráfego de cerca de 100 mil veículos diariamente. Com pouco mais de 200 lojas de vendas de carros e motos, é considerada a avenida com o maior número de lojas deste ramo do país. Por isto, a avenida Anhaia Mello é o maior shopping de venda de carros a céu aberto do Brasil

Apesar de toda importância óbvia, tanto de acessos a outras vias como centro comercial, a avenida apresenta o pior estado de conservação das avenidas da mesma importância. Há décadas anos o governo tem feito apenas remendos na via o que dificulta o trânsito, sobretudo de motocicletas.

Trânsito na Avenida Professor Luis Inácio de Anhaia Melo

Veja o trânsito agora na Avenida Professor Luis Inácio de Anhaia Melo

Mapa da Avenida Professor Luis Inácio de Anhaia Melo









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp