Avenida Professor Francisco Morato

Avenida Professor Francisco Morato

A avenida Professor Francisco Morato é uma importante via da cidade de São Paulo. Tem grande importância pois liga a Marginal Pinheiros as Rodovias Régis Bittencourt e Raposo Tavares, além de ser de uma das rotas para se chegar ao Estádio do Morumbi (via avenida Jorge João Saad) e ao bairro do Campo Limpo. Também dá acesso ao município de Taboão da Serra.

Nesta avenida circulam por dia muitas linhas de ônibus municipais e intermunicipais no corredor Campo Limpo-Rebouças-Centro, inaugurado pela gestão Marta Suplicy.

A avenida inicia-se na Praça Jorge de Lima e termina na Avenida Jorge Amado, na divisa com o município de Taboão da Serra.

Seu nome é uma homenagem ao jurista e político brasileiro Francisco Antônio de Almeida Morato.

Avenida Professor Francisco Morato

História da Avenida Professor Francisco Morato

A Avenida Professor Francisco Morato fica no Butantã, Zona Sul, e foi oficializada pelo Decreto 4.773/55, remetendo à cidade de mesma denominação, em território de 45 quilômetros quadrados, ao norte da Capital.
Francisco Morato fazia parte da antiga área de Campos do Juqueri, propriedade do Barão de Mauá (1818-1889), onde residiam operários da empresa São Paulo Railway Company, que construiam a antiga Estrada de Ferro Santos/Jundiaí. Quando a São Paulo Railway Co passou para o comando do governo em 1946, a vila foi desmembrada e se tornou cidade quando já tinha o nome de Belém. Foi obrigada a mudar de nome em 1954, obedecendo a uma lei federal da época, que proibia que duas cidades tivessem a mesma denominação.

Foi sugerido o nome de Francisco Morato, em uma homenagem ao professor responsável pela resolução de várias questões territoriais no sul de Minas Gerais. Sua emancipação do munícipio de Franco da Rocha ocorreu em 21 de março de 1965.

Trânsito na Avenida Professor Francisco Morato

Veja o trânsito agora na Avenida Professor Francisco Morato

Mapa da Avenida Professor Francisco Morato









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp