Avenida Prestes Maia

Avenida Prestes Maia

A avenida Prestes Maia é um dos mais importantes logradouros da capital paulista, Brasil. Está localizada na região central da cidade, servindo de ligação a outras grandes vias arteriais da cidade. Faz parte do Corredor Norte-Sul.

Por estar em uma região financeira e comercial da cidade, a avenida sofre com muitos congestionamentos, principalmente na hora do rush.

A avenida tem continuidade na avenida Tiradentes, na região do Bom Retiro, que a partir dessa faz ligação com a Marginal Tietê.

Avenida Prestes Maia

História da Avenida Prestes Maia

Francisco Prestes Maia nasceu em 19 de março de 1896, em Amparo(SP). Cursou Humanidades no Ginásio São Bento, da Capital Paulista. Formou-se em 1917 pela Escola Politécnica de São Paulo em Engenheiro Civil e Arquitetura.

Iniciou suas atividades profissionais com escritório de construções e negócios imobiliários e foi nomeado engenheiro da Secretaria de Viação e Obras Públicas. Lecionou durante 10 anos na Escola Politécnica. Elaborou planos de Urbanismo para Campos de Jordão, Santos, Campinas e Recife.

Ocupou, por longo tempo, o cargo efetivo de diretor de Obras Públicas. Na interventória Adhemar de Barros foi nomeado prefeito da Capital Paulista de maio de 1938 a novembro de 1945. Iniciou, então um plano de Urbanismo, em cuja execução prosseguiu na interventória Fernando Costa.

É autor, entre outras obras, dos trabalhos: “Os melhoramentos de São Paulo”, “Plano de Avenidas”, “Estudos de um Plano de Avenidas para a Cidade de São Paulo”, “O Zoneamento Urbano”, “São Paulo, Metrópole do século XX”, “Insolação Escolar” e “Plano Regional de Santos”.

Em 8 de abril de 1961 assumiu novamente o cargo de prefeito . Faleceu em 26 de abril de 1965 na cidade de São Paulo. A Avenida Prestes Maia (foto) fica no Centro de SP.

Trânsito na Avenida Prestes Maia

Veja o trânsito agora na Avenida Prestes Maia

Mapa da Avenida Prestes Maia









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp