Avenida Perimetral

Avenida Perimetral

Hoje, é conhecido como Perimetral apenas o trecho da rua Coronel Alfredo Flaquer, que começa na rua Coronel Fernando Prestes e termina na avenida Santos Dumont, no bairro Ipiranguinha, onde está o monumento aos Imigrantes.

Muito antes de ser construída a Perimetral, quando a rua Coronel Alfredo Flaquer era um estreito corredor, o comércio começou a se instalar no local. As características dos estabelecimentos mudaram muito nestes mais de 30 anos de conclusão do projeto arquitetônico.

A rua já foi ponto de referência de artigos para decoração e de casas que comercializavam gêneros alimentícios. Hoje, tem grandes supermercados, redes de fast food, prédios onde funcionam associações e clubes, mas continua a atender à clientela que procura maior diversidade em lustres, tapeçaria e decoração. O ramo de veículos sobre duas rodas, bem como peças e acessórios para carros passou a ocupar espaço na via recentemente.

Avenida Perimetral

História da Avenida Perimetral

Idealizada pelo engenheiro Rodolpho Mansueto Dini – que exerceu o cargo de secretário de Obras de Santo André na gestão de Newton Brandão (1969-1973) –, a avenida Perimetral foi inaugurada em 1972. Na época, Santo André estava isolada, “sufocada”, de acordo com o ex-prefeito, que cumpriu três mandatos. “Quando o projeto viário foi desenvolvido, a necessidade imediata era dar acesso às cidades vizinhas, ao Centro de São Paulo e ao Porto de Santos para escoar a produção das indústrias. O acesso à via Anchieta era difícil e a avenida dos Estados não existia ainda”, relembra Brandão.

Recuperar o sistema viário de todo o perímetro central. É daí que vem o nome Perimetral, que começa na avenida José Caballero, no Paço Municipal, e vai até o entroncamento com a avenida Capitão Mário Toledo de Camargo. O complexo viário original incluía ainda viadutos, como o 18 do Forte e o Millo Cammarosano, e novas avenidas que facilitariam o acesso às rodovias, como a avenida José Amazonas, construída na década de 90. Somente com o rebaixamento das vias e a construção dos viadutos que cruzam sobre a Perimetral, a Prefeitura gastou 40 milhões de cruzeiros na época.

Trânsito na Avenida Perimetral

Veja o trânsito agora na Avenida Perimetral

Mapa da Avenida Perimetral









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp