Avenida Paulista

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um dos logradouros mais importantes do município de São Paulo, a capital do estado homônimo. Está localizada no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste; e em uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de Espigão da Paulista.

Considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos, a avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento.

Avenida Paulista

História da Avenida Paulista

A avenida foi criada no final do século XIX, a partir do desejo de paulistas em expandir na cidade novas áreas residenciais que não estivessem localizadas imediatamente próximo às mais movimentadas centralidades do período, por essa época altamente valorizadas e totalmente ocupadas, tais como a Praça da República, o bairro de Higienópolis e os Campos Elísios. A avenida Paulista foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima e do Dr. Clementino de Souza e Castro (na época Presidente do conselho de intendências da cidade de São Paulo, atual cargo de prefeito), para abrigar paulistas que desejavam adquirir seu espaço na cidade.

Eventos na Avenida Paulista

Todos anos são realizadas as festas de réveillon na avenida. Mais de 15 minutos de espetáculo com fogos de artifício, os quais foram lançados de dois edifícios da avenida, cruzando-se no ar e formando um portal de luz para o início do ano.

Anualmente, na Avenida Paulista ocorre também a Parada do orgulho LGBT de São Paulo, a maior do Brasil e considerado a maior do mundo. Atraindo milhares de pessoas do município e de outras regiões do país.

A Corrida de São Silvestre, ocorre tradicionalmente no dia 31 de dezembro, com saída frente ao prédio da Gazeta, percorrendo várias ruas e avenidas do Centro da cidade, e retornado ao mesmo local, vindo da avenida Brigadeiro Luís Antônio, contando com a participação de atletas nacionais e internacionais.

Espaço de lazer aos domingos na Avenida Paulista

No dia 25 de junho de 2016, o prefeito em exercício Fernando Haddad, publicou no Diário Oficial do município de São Paulo o decreto que oficializa o a abertura da avenida como espaço de lazer aos domingos e aos feriados nacionais. Um dos símbolos da cidade, a avenida fica restrita a veículos das 10 às 19 horas e no documento oficial que permitiu a medida, inserida no programa “Ruas Abertas“.

Espaços públicos e culturais na Avenida Paulista

A avenida possui muitos restaurantes que recebem diariamente milhares de pessoas que moram e trabalham na região. Nela se localiza o conceituado Museu de Arte de São Paulo, o MASP, estabelecido outrora na Rua 7 de Abril, se instalou em sua nova sede em 7 de novembro de 1968, sendo inaugurada pela rainha do Reino Unido, Elisabeth II, na presença do então governador Roberto Costa de Abreu Sodré e dona Maria do Carmo de Abreu Sodré. A Feira de Antiguidades do MASP funciona desde 1979, sendo organizada pela Associação de Antiquários do Estado de São Paulo (AAESP) e ocorre no vão livre do museu, aos domingos, das 10h às 17h. Reúne artefatos e uniformes de guerra, condecorações, câmeras fotográficas, porcelanas, cristais, joias, pratarias, entre muitos outros artigos.

O Parque Tenente Siqueira Campos, também conhecido como Parque Trianon. Possui faixas largas para pedestres e é servida pelas estações Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação (da Linha 2-Verde) e Paulista (da Linha 4-Amarela) do Metrô de São Paulo. Na Praça Oswaldo Cruz, onde tem início a avenida, no lado da Subprefeitura de Vila Mariana (o outro lado pertence à da Sé), existe uma bela escultura do Índio Pescador. Na Praça Marechal Cordeiro de Farias, no final da avenida, no seu centenário, em 1991, foi encomendada à artista plástica Lílian Amaral e ao Arquiteto Jorge Bassani, a escultura Arcos ou Caminho, (também chamada de Arco-íris metálico), composta por 12 arcos coloridos, seguindo uma sequência tridimensional que explora o espaço, o que permite passagem do público por entre os arcos. Há também a Praça do Ciclista, um espaço localizado no canteiro central da Avenida Paulista, entre a Rua Bela Cintra e a Rua da Consolação, e foi criada no ano de 2007 pelo então prefeito Gilberto Kassab.Em 2017, foram inaugurados mais dois centros culturais: Japan House dedicado a cultura japonesa e o Instituto Moreira Salles. Já em 2018 é reinaugurado o Sesc Avenida Paulista. Fechado em 2010 para reforma, a unidade foi idealizada pelos arquitetos Konigsberger e Vannucchi. A ação do Sesc na região é pioneira, onde atividades integradas de lazer, cultura e esporte eram realizadas desde a década de 50 num antigo casarão localizado ao fim da avenida.

Trânsito Agora na Avenida Paulista

Veja o trânsito agora na Avenida Paulista

Câmeras na Avenida Paulista

Veja aqui imagens em tempo real das Câmeras Online na Avenida Paulista

Mapa da Avenida Paulista









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp