Avenida Osvaldo Aranha

Avenida Osvaldo Aranha

A Avenida Osvaldo Aranha é uma importante avenida da cidade de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, que conta com imponentes palmeiras imperiais na sua extensão. Começa na Praça Argentina e termina na Rua Ramiro Barcelos, no bairro Bom Fim, contornando, pelo lado norte, o quarteirão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Parque Farroupilha – antiga Várzea.

Na Avenida Osvaldo Aranha estão localizados a Capela do Bom Fim, o Instituto de Educação General Flores da Cunha e o Auditório Araújo Viana.

Avenida Osvaldo Aranha

História da Avenida Osvaldo Aranha

Era conhecida como Estrada do Meio ou Caminho do Meio, e teve o primeiro arruamento requerido em 1833 pela Santa Casa de Misericórdia, para edificar algumas casas no fundo de seu terreno, que fazia frente à Várzea.

A partir de 1896, a avenida, conhecida como Avenida Bom Fim, passou a ser servida pelos bondinhos de tração animal da Cia. Carris Urbanos, que se dirigiam ao bairro Partenon através da Rua Santana. O intendente (prefeito) José Montaury iniciou, em 1917, a sua arborização e, entre 1918 e 1919, o seu calçamento.

O calçamento da Avenida Bom Fim, com duas pistas de concreto armado, foi inaugurado pelo intendente Otávio Rocha, em 1927. Em 1930 recebeu o nome de Avenida Osvaldo Aranha, em homenagem ao político e diplomata riograndense Osvaldo Aranha.

Desde a década de 1920, a avenida (juntamente com suas transversais) apresenta lojas especializado em móveis, armarinhos, brechós e lojas de estofados, em sua maioria pertencentes a comerciantes judeus.

Trânsito na Avenida Osvaldo Aranha

Veja o trânsito agora na Avenida Osvaldo Aranha

Mapa da Avenida Osvaldo Aranha









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp