Avenida Madre Benvenuta

Avenida Madre Benvenuta

A Avenida Madre Benvenuta é uma avenida de Florianópolis, Santa Catarina. Interliga os bairros comerciais e residenciais da Trindade e do Santa Mônica ao bairro Itacorubi, ligando as regiões dos campus da UFSC e da UDESC, as maiores universidades de Florianópolis.

A Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, sequência da Avenida Beira Mar Norte, atravessa a via, dividindo em dois trechos: a oeste, o do bairro Trindade, e leste, o do bairro Santa Mônica. Desde o início, saindo da rua Lauro Linhares na Trindade, até próximo ao Supermercado Angeloni, já no Santa Mônica, são quatro faixas, duas em cada sentido, e a partir dali até o final, na Rodovia Admar Gonzaga, os sentidos são divididos por um canteiro.

Atualmente a avenida abriga diversas lojas de decoração de interiores, eletrônicos, automóveis, roupas e restaurantes, além de vários pontos de interesse, e é considerada a principal rua comercial do bairro Santa Mônica.

Como destaques, na parte que fica no Santa Mônica localizam-se o Shopping Iguatemi Florianópolis, o campus da UDESC, incluindo sua Reitoria, e o prédio da Oi, originalmente chamado prédio da TELESC. Este último faz parte de um conjunto de prédios da fase modernista da arquitetura catarinense.

Já no trecho da Trindade ficam a sede do Paula Ramos Esporte Clube, a Escola de Educação Básica Simão José Hess, a Faculdade Barddal e Centro de Ensino da Polícia Militar, onde fica o Colégio Militar Feliciano Nunes Pires e Paróquia Militar Cristo Rei.[4] A Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Casa da Divina Providência, o convento da Sociedade Divina Providência, também ficam ali, separados pela avenida, ao lado da Avenida Professor Henrique da Silva Fontes.

Avenida Madre Benvenuta

História da Avenida Madre Benvenuta

Era antes chamada de Rua da Gruta até 1957, devido à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada ali desde 1913. Nesse ano, a Sociedade Divina Providência, que administrava a gruta e o convento vizinho a ela, adquiriu glebas de terras na região entre os rios Itacorubi, do Sertão e do Mangue do Itacorubi, com uma área de 603 mil metros quadrados. Com isso, foi criado o Jardim Santa Mônica, do qual a Avenida Madre Benvenuta passou a ser a via principal. O objetivo era construir um loteamento que fosse mais afastado e sossegado, num contraponto à verticalização urbana no Centro.

Com o tempo o bairro deixou de ser afastado e perdeu sua ideia inicial de sossego, e hoje é um dos grandes corredores comercial e gastronômicos de Florianópolis. A presença próxima do campus da Universidade Federal de Santa Catarina, que fica a poucas centenas de metros, e da Universidade do Estado de Santa Catarina, que fica na ponta leste da avenida, além do Shopping Iguatemi, contribuem para o novo status da via.

A Madre Benvenuta, que dá nome a via, foi uma das religiosas que coordenaram a compra das terras que deram origem ao Santa Mônica.

Trânsito na Avenida Madre Benvenuta

Veja o trânsito agora na Avenida Madre Benvenuta

 

Mapa da Avenida Madre Benvenuta









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp