Avenida Ipiranga

Avenida Ipiranga

A avenida Ipiranga é um importante logradouro da região central da cidade de São Paulo. O comprimento da avenida limita-se do seu encontro com a Rua da Consolação até o encontro com a Avenida Casper Líbero ou vice-versa. Na avenida, encontram-se símbolos e cartões postais da cidade, como a Praça da República, Edifício Copan, Edifício Itália, entre outros.

Já foi incluída em canção de Caetano Veloso (“Sampa”), transformando o seu cruzamento com a avenida São João na “esquina mais famosa do Brasil”.

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) tombou o espaço interno do tradicional Cine Ipiranga, localizado na avenida de mesmo nome, na capital. O local foi fundado em 1943 e viveu os grandes momentos dos cinemas de rua na região central.

Avenida Ipiranga

História da Avenida Ipiranga

A rua originou-se da união de dois “becos” da antiga São Paulo. Um deles era o “beco do Mata-Fome” (que hoje estaria em partes das ruas Araújo e Consolação), existente desde fins do século XVIII, via de passagem de tropeiros e seu gado, que iam rumo ao matadouro situado no bairro da Liberdade. O segundo era o “Beco dos Curros” nas imediações da atual praça da República.

Em 1865, a Câmara Municipal de São Paulo decide abrir um novo logradouro e surge então a rua Ipiranga, nome escolhido em virtude de na mesma época ter começado um projeto para a construção de um monumento em homenagem à Independência do Brasil.

Em 1934 recebeu a nomenclatura de avenida e é hoje uma das principais vias do centro da capital paulista.

Avenida Ipiranga Hotel Excelsior

O Hotel Excelsior é um edifício localizado no centro da cidade de São Paulo e construído em 1943. Foi idealizado e projetado pelo arquiteto Rino Levi, assim como o Cine Ipiranga, cinema que se localizava na parte de baixo do prédio de 22 andares. É considerado uma construção tipicamente modernista e teve sua criação durante o intenso processo de verticalização e urbanização paulista da primeira metade do século XX.

Atualmente, é um imóvel tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e permanece em funcionamento, contando com 186 apartamentos, além de suítes, disponíveis para hospedagem.

O cinema foi fechado ao público em fevereiro de 2005.

Trânsito na Avenida Ipiranga

Veja o trânsito agora na Avenida Ipiranga

Mapa da Avenida Ipiranga









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp