Avenida Higienópolis

Avenida Higienópolis

A Avenida Higienópolis, localizada no bairro de mesmo nome, é uma das vias mais importantes do distrito da Consolação, em São Paulo. A via, fundamentalmente residencial, abriga diversas construções de valor histórico e arquitetônico, além de importantes instituições de ensino e centros comerciais.

A Avenida Higienópolis tem aproximadamente 1.100 metros (1,1 quilômetro), se estendendo do encontro das ruas Itambé, Dona Veridiana e Maria Antônia até a confluência das ruas Rio de Janeiro e Conselheiro Brotero, em frente à Praça Esther Mesquita. Correndo paralelamente à rua Maranhão, a Avenida Higienópolis é cortada pela Avenida Angélica e pelas ruas Sabará, Albuquerque Lins e Aracaju, sendo que nela também se iniciam ou terminam as ruas Martim Francisco e Itacolomi.

Avenida Higienópolis

História da Avenida Higienópolis

As antigas terras do Barão de Ramalho e do padre pernambucano Joaquim Floriano Wanderley, que juntas apresentavam 847.473 metros quadrados, foram compradas em 1893 por Martinho Bouchard e Victor Nothmann, dois capitalistas alemães. Os empreendedores trouxeram da França o projeto e os materiais para a construção do segundo loteamento planejado de alto-padrão da cidade, destinado especificamente à elite paulistana. Chamado primeiramente de “Boulevard Bouchard”, o loteamento fora lançado em 1895. Posteriormente o nome foi mudado para Higienópolis (cujo significado é “cidade da higiene”), devido ao fornecimento de água e à existência de um sistema de coleta de esgoto, além iluminação à gás, arborização e linhas de bondes que atendiam ao bairro.

Prédios Importantes na Avenida Higienópolis

A avenida e o bairro de Higienópolis são tradicionalmente residenciais. Após o loteamento das terras da região pelos empreendedores Martinho Burchard e Victor Nothmann em 1895, a avenida assistiu à construção de uma série de palacetes, pertencentes às mais ricas famílias paulistanas.

As mansões do bairro reproduziam os modelos franceses, procurando imitar o modo de vida das metrópoles europeias mais importantes do século XIX: os móveis, o material de construção e até a planta das casas eram trazidas da Europa. São exemplos desta primeira fase de urbanização as conhecidas propriedades das famílias Penteado, Prado e Magalhães.

Trânsito na Avenida Higienópolis

Veja o trânsito agora na Avenida Higienópolis

Mapa da Avenida Higienópolis









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp