Avenida Guararapes

Avenida Guararapes

Avenida Guararapes é uma avenida do Recife, capital do estado de Pernambuco, Brasil. Fica no bairro de Santo Antônio.

Foi considerada, por algumas décadas, o Cartão Postal do Recife.

Avenida Guararapes

História da Avenida Guararapes

Foi projetada no final da década de 1920 pelos engenheiros José Estelita e Domingos Ferreira e o arquiteto Nestor de Figueiredo, com a finalidade de resolver o trânsito e organizar o comércio do centro do Recife.

Sua construção foi realizada na gestão do prefeito Novaes Filho em 1937, ano em que Getúlio Vargas deu um golpe de estado e instalou o Estado Novo. Sua ocupação, com os modernos edifícios na época, somente foi possível após Novaes Filho conseguir junto a diversos Institutos de Previdência, Correios, dentre outros órgãos, a construção dos mesmos

Teve, como primeiras edificações, o edifício do Cinema Trianon e o dos Correios. O transporte coletivo utilizou a nova avenida para ser ponto terminal das linhas que vinham dos subúrbios para o centro comercial, então restrito ao bairro de Santo Antonio.

Com a modificação da estrutura de transporte do recifense e o crescimento do seu comércio, os automóveis a utilizaram como estacionamento, o que alterou enormemente sua finalidade original.

Atualmente voltou a servir como terminal de transporte coletivo.

Trânsito na Avenida Guararapes

Veja o trânsito agora na Avenida Guararapes

Mapa da Avenida Guararapes









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp