Avenida Governador Agamenon Magalhães

Avenida Governador Agamenon Magalhães

A Avenida Governador Agamenon Magalhães mais conhecida como Avenida Agamenon Magalhães é uma das avenidas mais importantes da cidade de Recife no estado de Pernambuco. O seu trajeto começa no Centro da Cidade na Praça do Derby e encontrando as ruas Avenida Rose e Silva e o Viaduto Independência e terminando no bairro de Santo Amaro.

Em seu percurso, liga-se entre os bairros do Recife, incluindo: Santo Amaro, Derby, Espinheiro, e limitando-se com a cidade de Olinda.

Com cerca de 12 km de extensão, interliga a área central aos bairros da cidade de Recife.

A largada acontece na Avenida Militar, em frente ao Forte do Brum, no Bairro do Recife, e segue pela Ponte do Limoeiro, Rua da Aurora, Avenida Mário Melo, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Santa Isabel, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo e Avenida Cais do Apolo, até a altura do Forte do Brum, onde se encerra o itinerário dos participantes que realizam o percurso de cinco quilômetros.

Avenida Governador Agamenon Magalhães

História da Avenida Governador Agamenon Magalhães

Parte da história da cidade também pode ser contada através da via, que já foi palco de inúmeros protestos e de cenas que marcaram a vida dos recifenses, como a cheia de 1975, por exemplo. A Agamenon, como várias ruas e avenidas do Recife, ficou embaixo d’água, como mostram as fotografias do acervo pessoal do empresário Gabriel Barcelar.

Registros fotográficos do Museu da Cidade do Recife também ajudam a resgatar a memória da avenida. O historiador Sandro Vasconcelos selecionou para o NE10 algumas imagens da via na década de 50, que mostram os serviços de contenção e construção do canal, antes mesmo da construção da própria avenida. Esta teve as obras finalizadas apenas no início da década de 70. “O documento que foi assinado para construção da avenida é de 53, na gestão de José do Rêgo Maciel. Já as obras foram encerradas no fim da gestão do prefeito Geraldo Magalhães”, destaca.

Avenida Agamenon Magalhães é pauta de estreia do #10Horas
A Avenida Agamenon Magalhães por quem a utiliza
Agamenon: projetos para melhorar a mobilidade existem, mas nenhum saiu do papel
Mas, afinal, quem foi Agamenon Magalhães? Agamenon Sérgio de Godoy Magalhães nasceu em 1894, em Serra Talhada e foi governador de Pernambuco por duas vezes. Formado em direito, ele também foi professor de geografia, deputado federal e ministro do Trabalho e da Justiça. De acordo com Jorge José Santana, autor do livro “Os governadores de Pernambuco”, que será lançado hoje no Palácio do Campos das Princesas nesta segunda, Agamenon foi um grande gestor.
“Ele era muito ligado na parte social. Tanto que ele lançou uma campanha para reduzir a quantidade de mocambos (habitações pobres da época) e construiu casas para as pessoas que moravam neles”, comenta Jorge. Além disso, ele ressalta que o ex-governador também ficou conhecido por ter investido no interior de Pernambuco. “Foi um batalhador pelo crescimento do estado”, completa. Agamenon Magalhães é avô do ministro Armando Monteiro Neto.

Trânsito na Avenida Governador Agamenon Magalhães

Veja o trânsito agora na Avenida Governador Agamenon Magalhães

Mapa da Avenida Governador Agamenon Magalhães









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp