Avenida Dom Hélder Câmara

Avenida Dom Hélder Câmara

Avenida Dom Hélder Câmara, antiga Avenida Suburbana é um dos principais eixos viários da Zona Norte do Rio de Janeiro. Com aproximadamente 11 km, liga o bairro de Benfica ao de Cascadura. Corta, além destes, os bairros do Jacarezinho, Maria da Graça, Del Castilho, Cachambi, Engenho de Dentro, Pilares, Abolição, Piedade e Quintino Bocaiúva.

Originalmente fazia parte do Caminho Imperial, também chamado Caminho dos Jesuítas, Caminho das Minas, Estrada Real de Santa Cruz e Estrada Imperial de Santa Cruz, que ligava o Município da Corte a Sepetiba, passando pela entrada da Fazenda Imperial de Santa Cruz.

Passou a se chamar Dom Hélder Câmara por decreto do ex-prefeito Luis Paulo Conde, mas ainda é conhecida como Avenida Suburbana, seu antigo nome.

Foi numa casa localizada na avenida que em 15 de agosto de 1909 o escritor Euclides da Cunha foi morto por Dilermando de Assis, amante de sua esposa, Ana de Assis. Tal fato, conhecido como a Tragédia da Piedade, foi tema da minissérie Desejo exibida pela Rede Globo em 1990. Na época do crime a avenida se chamava Estrada Real de Santa Cruz.

O Norte Shopping e a Catedral Mundial da Fé, da Igreja Universal do Reino de Deus, são os principais pontos de referência desta importante avenida. A via pode ser considerada relativamente segura, já que só corta apenas uma favela, a do Jacarezinho.

Avenida Dom Hélder Câmara

Obras na Avenida Dom Hélder Câmara

No dia 17/08/11, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes lançou obras para a Av. Dom Hélder Câmara, visando melhorar o asfalto, ja desgastado pela enorme quantidade de fluxo de veículos, a Operação Asfalto liso promete asfaltar toda a via, todos seus 10,7 km de extensão serão recapeados. Estes mais de 10 km contam com que contam com 6 faixas, 183.400m² de área levantada, 64 pontos de ônibus, 206 postos de visita, 528 grelhas/ralos e 2 bocas de lobo. Nesta primeira etapa da intervenção, serão realizados serviços de fresagem e recapeamento asfáltico, entre o Viaduto de Cascadura e a Rua José dos Reis. Outras vias da cidade também estão recebendo asfalto novo, como as ruas Uranos, José Maurício, Ibiapina, Nicarágua, Leopoldina Rego e Cardoso de Moraes; as avenidas Pastor Martin Luther King Júnior, Brás de Pina e José Arantes de Melo; e as estradas João Paulo e do Galeão

Trânsito na Avenida Dom Hélder Câmara

Veja o trânsito agora na Avenida Dom Hélder Câmara

Mapa da Avenida Dom Hélder Câmara









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp