Avenida da Liberdade

Avenida da Liberdade

Avenida da Liberdade é uma via situada no Centro de São Paulo (Brasil), sua continuação é a Rua Vergueiro.

Inicia-se na Praça Doutor João Mendes, próximo a Catedral Metropolitana de São Paulo e termina na Estação São Joaquim Linha 1 do Metrô de São Paulo. É uma Avenida bastante movimentada, por causa do Fórum da Sé, que fica próximo a ela, e a Linha 1 – Azul, que passa embaixo da Avenida. São duas estações subterrâneas: Estação São Joaquim, e Estação Liberdade, que juntas tem uma demanda média de 64 mil passageiros por dia, sendo 39.000 na São Joaquim, e 25.000 na Liberdade.

A avenida também tem muitos comércios, e ocasionalmente, na Praça da Liberdade (São Paulo), há shows e eventos.

Avenida da Liberdade

História da Avenida da Liberdade

A Avenida da Liberdade, inicialmente Rua da Liberdade, recebeu sua primeira denominação quando Dona Clara Emília de Lara Keller, esposa de Manuel Serafina de Arruda, requereu judicialmente a mudança de sua propriedade, á Rua da Esperança, por outra propriedade na “Pólvora”. A transação usou a denominação precisa de “casa e terreno situados na Rua da Liberdade”, é notório que em 1908 o Brasil recebeu diversos Imigrantes de descendência japonesa, chegados pelo navio Kasato Maru no porto da cidade de Santos, litoral paulista, que se alocaram em sua maioria na avenida da liberdade e dessa forma ela é reconhecida atualmente por sua referência a cultura japonesa, sendo considerada a maior colônia nipônica fora do Japão.

Inicialmente a Rua da Liberdade tratava-se de uma rua estreita e com paralelepípedos, além disso praças e lagos, por onde passava, eram cobertos por uma extensa fauna. Com o tempo acabou se tornando uma via de mão dupla, com um trânsito intenso e um comércio diferenciado.

Dessa maneira a rua teve seu nome modificado para Avenida da Liberdade, mostrando o quão significativa foram as transformações a partir de 1967. A Urbanização da Avenida acompanhou o desenvolvimento da cidade de São Paulo sendo afetada pela Industrialização e pelo desenvolvimento econômico do Município.

Eventos na Avenida da Liberdade

Desfile do dragão (usado para espantar os maus espíritos).
O evento conta com danças típicas, Artes marciais (kung fu e Tai chi chuan), músicas tradicionais, medicina alternativa (Acupuntura), comidas tipicamente chinesas e por fim, aulas de chinês e Caligrafia, tudo oferecido de forma gratuita.

Festival das Flores (Hanamatsuri)
Esse evento é realizado em homenagem ao nascimento do Buda Xaquiamuni. Ele geralmente ocorre no sábado anterior à primeira Lua cheia de Abril. Nele os visitantes fazem seus pedidos enquanto banham a estatua do Buda, que está localizada em cima de um altar, com chá . O altar é cercado por flores, que representam o jardim Lumbini, que seria onde o Buda teria nascido.

Festival das Estrelas (Tanabata Matsuri)
O Festival das Estrelas ocorre desde a década de 70 ,no mês de Julho e se estende até o mês de Agosto. É um evento folclórico muito famoso não só no Japão como no Brasil também.

Festival Oriental (Toyo Matsuri)
Esse festival ocorre durante o mês de Dezembro, na Praça da Liberdade, tendo o seu encerramento somente para as festas de passagem de ano. Sua intenção é atrair consumidores e visitantes para o bairro. Ele conta com as seguintes atrações: danças tipicas, shows e manifestações artísticas. As ruas são decoradas com mensagens de boa sorte e bandeiras.

Moti Tsuki
O evento é planejado para tenha o seu término às doze horas do dia trinta e um de dezembro, dessa forma coincide com a meia noite no Japão.

Feira Oriental
A feira oriental daiberdade começou no ano de 1975,com o intuito de expor o trabalho feito pelos imigrantes orientais e oferecer um pouco mais da cultura japonesa para o público brasileiro. De uns tempos pra cá a feira se tornou não só uma exposição do público e dos produtos orientais,mas também de muitos expositores de diversas nacionalidades. São 200 barracas mais ou menos no total,dentre elas podemos consumir produtos típicos da cultura japonesa mas também podemos encontrar velas,sabonetes,produtos em couro,bijuterias,plantas,esculturas,quadros e outros diversos artigos.[17]

Campeonato da milenar luta japonesa:
A Associação Cultural e Assistencial da liberdade, a Confederação Brasileira de Sumô e a Federação Paulista de Sumô, se reúnem no mês de maio em datas diversas para promoverem o famoso campeonato de luta japonesa,mais conhecida como Sumo. Este campeonato envolve a tradição japonesa já a muitos anos e é muito conhecido também por ter um costume seguido na entrada dos lutadores na arena.

Trânsito na Avenida da Liberdade

Veja o trânsito agora na Avenida da Liberdade

Câmeras na Avenida da Liberdade

Veja aqui imagens em tempo real das Câmeras Online na Avenida da Liberdade

Mapa da Avenida da Liberdade









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp