Avenida Beira Mar

Avenida Beira Mar

A Avenida Beira-Mar é um dos logradouros mais importantes da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Faz parte da principal zona nobre do município e possui a maior concentração de hotéis, bem como robusta estrutura turística. O bairro que abriga a maior parte da avenida, Meireles, possui o IDH mais elevado de Fortaleza. A Beira-Mar está inserida no quadrilátero mais cobiçado de Fortaleza. Seus edifícios, construções muitas vezes polêmicas em virtude da circulação do vento e outros fatores, são muito disputados devido à paisagem, a possibilidade de negócios com os visitantes e a qualidade como espaço de moradia.

Avenida Beira Mar

História da Avenida Beira Mar

Construída há pouco mais de 50 anos, a Avenida Beira-Mar é um dos principais cartões-postais de Fortaleza e é o local de diversão e trabalho mais valorizado na capital devido à sua orla cheia de luxuosos edifícios e hotéis e pelo calçadão movimentado por turistas e praticantes de atividades físicas. Também é local de trabalho para muita gente e encontros com um visual surpreendente. Antes, a presença maior na região era de pescadores e algumas casas de veraneio. A Avenida Beira-Mar começou a ser construída em 1961, com uma grande calçada, no governo de Manoel Cordeiro Neto, que transferiu as casas de pescadores para outros bairros, como a Varjota.

A nova avenida recebeu o nome de presidente Getúlio Vargas, mas em 1964 passou a se chamar Presidente Kennedy para futuramente receber o nome que tem hoje de Avenida Beira-Mar, nome bem mais condizente com o lugar que é a cara da cidade que reflete seu povo, seus costumes, sua cultura. É no calçadão que a estátua de Iracema, uma escultura do pernambucano Corbiniano Lins homenagem aos 100 anos do maior escritor cearense, José de Alencar. Ela está lá desde 1965, ano do centenário do romance, sendo um dos principais pontos turísticos da capital. Um pouco a frente, no Mucuripe, o movimento das jangadas é outro atrativo e fonte de inspiração para muitos artistas. Parada obrigatória também é a Feirinha da Beira-Mar, que existe lá desde 1980 e disponibiliza uma grande a variedade de produtos para os visitantes.

Trânsito na Avenida Beira Mar

Veja o trânsito agora na Avenida Beira Mar

Mapa da Avenida Beira Mar









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp