Avenida Amaral Peixoto

Avenida Amaral Peixoto

Avenida Ernani do Amaral Peixoto, conhecida também como Avenida Amaral Peixoto, é uma das principais vias urbanas do centro da cidade de Niterói. Construída correspondendo ao plano para o conjunto do centro cívico Praça da República seria aberta uma ampla avenida tangenciando a praça, ligando o conjunto à estação da barcas na Praça Arariboia e interligando as avenidas Marquês do Paraná e a Visconde do Rio Branco. Batizada em homenagem ao ex-interventor e governador fluminense, Ernani do Amaral Peixoto, e foi construída aos moldes da Avenida Presidente Vargas do Centro da Cidade do Rio de Janeiro.

A via promoveu o desmembramento de terrenos modificando o traçado de várias quadras do Centro. Foram demolidos vários prédios para a implantação do novo loteamento. É o atual centro financeiro de Niterói, reúne um conjunto de edificações que ajudam a contar a história da cidade e de sua expansão ao longo dos anos.

Avenida Amaral Peixoto

História da Avenida Amaral Peixoto

Constando no projeto arquitetônico-urbanístico do Centro Cívico da Praça da República, sua função foi estabelecer o eixo monumental entre o centro cívico da Praça da República com a Estação Hidroviária na Praça Martin Afonso (atual Praça Arariboia), que ligava Niterói a então capital federal, a cidade do Rio de Janeiro, além de dar nova face a antiga capital do estado.

A monumentalidade de todo o projeto, os custos e as mudanças políticas sucessivamente adiaram sua construção. A abertura da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, em 1942, em pleno Estado Novo foi marco do processo de modernização da cidade. Somente em 1950 completou-se toda a avenida, chegando à Av. Marquês do Paraná.

A avenida possui uma fórmula gabaritada com edifícios de até 13 pavimentos construídos colados nas divisas, modulados pela testada frontal de 24 metros, embora é observado que nem todos os lotes tiveram a testada generosa defendida para o projeto, sendo que variavam entre 10, 12 e 18 m, com profundidade de 23 m, em sua maioria. As galerias para o abrigo dos pedestres são também uma característica marcante – com pé-direito duplo, possuindo 6,8 m de altura e quatro metros de passeio coberto e um metro de passeio desabrigado entre os pilares da galeria e o meio fio.

Um dos edifícios mais emblemáticos da avenida é o Edifício das Secretarias, uma construção modernista, fachada em concreto aparente, com breeze soleil, pilotis e pavimentos-tipo livres, elevadores abrindo para o passeio público, além de esquadrias deslizantes e com venezianas. O edifício contava ainda com um painel de Burle Marx que foi retirado em 1972. O edifício complementava o inicio da Avenida Amaral Peixoto no seu primeiro trecho e se confrontava com o antigo edifício do Fórum (o Palácio da Justiça), em estilo eclético.

Cultura na Avenida Amaral Peixoto

A Avenida Amaral Peixoto abriga a Praça da República um conjunto formado por praça e pelos edifícios públicos de arquitetura eclética tombado pelo patrimônio histórico, construído para abrigar o centro cívico do antigo estado do Rio de Janeiro, hoje todos abrigam espaços culturais – composto atualmente pela Câmara Municipal de Niterói e seu arquivo histórico, Biblioteca Estadual de Niterói, o antigo Tribunal de Justiça (atual Centro de Memória Judiciária de Niterói) e Liceu Nilo Peçanha e o monumento Triunfo a República.

Trânsito na Avenida Amaral Peixoto

Veja o trânsito agora na Avenida Amaral Peixoto

Mapa da Avenida Amaral Peixoto









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp