Avenida Nove de Julho

Avenida Nove de Julho

A Avenida Nove de Julho ou avenida 9 de Julho é uma via arterial da cidade de São Paulo.

O logradouro constitui elemento de destaque no sistema viário principal da cidade pelo seu papel de eixo radial de ligação entre o centro da cidade a região Sudoeste, a região da Avenida Paulista e a Marginal Pinheiros, assim como com outras vias arteriais no município. Caracteriza-se ainda, especialmente no trecho que se localiza no centro, como uma avenida de fundo de vale. A avenida faz parte, além disso, do trecho da rede viária da cidade que surgiu a partir do ordenamento sugerido pelo Plano de Avenidas do prefeito Prestes Maia.

Avenida Nove de Julho

História da Avenida Nove de Julho

O nome da avenida remete a uma data relevante na história de São Paulo, o dia 9 de julho de 1932, data do início da Revolução Constitucionalista de 1932, mais tarde feriado estadual instituido pelo governador Mario Covas.

A Avenida Nove de Julho passa a aproximadamente trinta metros abaixo da Avenida Paulista, por meio do Túnel Nove de Julho.

Nos cinquenta primeiros dias de 2010 o trecho na região central somou 38 pontos de alagamento, incluindo dez pontos intransitáveis, situação creditada a galerias de escoamento antigas, sem capacidade para receber grande quantidade de água.

Trânsito na Avenida Nove de Julho

Veja o trânsito agora na Avenida Nove de Julho

Mapa da Avenida Nove de Julho









Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp